terça-feira, 17 de agosto de 2010

Pará lidera Copa Norte-Nordeste de Ciclismo

Depois da capital baiana, este ano  foi a vez de Belém do Pará sediar a 33° copa Norte-Nordeste de ciclismo. A competição aconteceu na manhã do último sábado, 14, na Avenida João Paulo II, antiga Primeiro de dezembro. O evento que contou com a participação de centenas de atletas de vários estados da região Norte e Nordeste, teve apoio do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer(SEEL) e contou com a organização da Confederação Brasileira de Ciclismo e a Federação Paraense de ciclismo.
  O dia de sábado começou cedo para os participantes da competição. As 5h foi oferecido um animado café da manha para as delegações que vieram de fora do estado e de outros municípios do Pará. Ao todo cerca de 280 atletas, de 16 estados das regiões norte e nordeste participaram da competição, entre eles: Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Maranhão, Pará, Piauí, Roraima, Rondônia, Sergipe e Tocantins.
A disputa foi dividida em duas baterias, a primeira para jovens de 16 e 17 anos; categoria junior para atletas entre de 17 e 18 anos; master  35 a 39; master para atletas entre 50 a  54 anos, master para 55 a 59 anos  e categoria  veterana, para atletas acima de 60 anos. A segunda bateria de categorias, que deu largada às 10h foi dividida  nas categorias Master para atletas entre 30 e 34 anos, 40 e 44 anos e 45 e 49 anos. Também teve a categoria Elite e feminina.
A copa Norte-Nordeste de ciclismo é um evento itinerante, que a cada ano  acontece em uma capital diferente das duas regiões em questão. O estudante  de Educação Física e comerciante, Bernilio Pereira, 29 anos, veio de Salvador  só para participar da competição “esta é a primeira vez que venho a Belém para participar do campeonato. Eu fui escolhido pela federação baiana de ciclismo, através do campeonato nordeste e hoje estou aqui”, contou.
Giovane Soares de 42 anos, atleta do ciclismo há mais de 25 anos foi campeão paraense em 2005 e no ano de 2009, junto com a delegação paraense foi vencendor da copa norte-nordeste que já participa há nove norte nordeste há nove anos. " Sempre participei dos campeonatos locais,  pois para mim é um hobby. Este evento é como a copa do mundo de futebol para nós ciclistas, pois nos preparamos o ano todo para este momento” declarou.
De acordo com Edilson Kramer, Presidente da FPC, este é o maior evento para os praticantes do ciclismo. A última vez que Belém sediou o campeonato foi em 2001. " As equipes paraenses  se superam sempre e o resultado do ano passado mostrou que este tipo de esporte no Pará vem melhorando a cada ano e ganhando destaque”disse.
Depois da largada ser dada a as equipes das federações dos estados seguirem pelo percurso em uma competição acirrada. O resultado já vinha sendo aguardado pelos técnicos, e realmente não deu outra, a equipe paraense  ficou na frente da Bahia. Com o resultado, o Pará ocupa a primeira colocação do campeonato com 11 medalhas de ouro. O atleta Daelson, comemorou com os colegas o titulo alcançado.



Texto e Fotos: Murilo Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário