quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Equipe paraense vence Copa Norte-Nordeste de voleibol paraolímpico

Por: Murilo Moura


               No último final de semana aconteceu, no abacatão, em Ananindeua, a II etapa da copa Norte-Nordeste de voleibol paraolímpico. A primeira rodada aconteceu no sábado, e a segunda rodada, no domingo. Ao todo duas delegações do Nordeste e duas do Pará disputaram a primeira colocação do campeonato.

A iniciativa e proveniente de uma parceria entre o professor de Ed. Física, Renato Oliveira e o CINPED (Centro de Inclusão da Pessoa com Deficiência), no que resultou no  projeto “Ídolos sentados” que tem o apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (SEEL). Um dos principais objetivos do projeto é promover a inclusão social através do esporte. Segundo o coordenador, Renato Oliveira, o projeto já se destacou pela atuação e as equipes ganharam o titulo de primeira e única do norte do Brasil com reconhecimento nacional.

Proveniente da região nordeste estiveram presentes as delegações de Recife, Representada pela APFA(Associação Pernambucana de Futebol para Amputados), o grupo começou desenvolvendo o futebol, mas hoje em dia já atua no voleibol. A capital Alagoana, Maceió foi representada pela AADFAL(Associação Atlética dos Deficientes Físicos de Alagoas).

Já o time paraense foi representado por duas associações, a AADFEPA(Associação Atlética  dos Deficientes Físicos do Estado do Pará) e a ADFA( Associação dos Deficientes físicos do Pará).

Em abril deste ano, a primeira etapa da Copa Norte-Nordeste de voleibol paraolímpico aconteceu na capital pernambucana, sendo que a equipe paraense levou o título de campeão vencendo o time de casa por 3 a 2 Rogério Nogueira, 42 anos, joga na equipe da AADFEPA há dois anos e se sente realizado ao lembrar-se das conquistas junto a equipe, principalmente a do inicio do ano “ eu gosto de fazer parte desta equipe pois eu gosto de praticar o esporte e com isso posso representar o nosso estado lá fora. Ano passado fomos vice campeão da 2° divisão e este ao fomos campeão norte-nordeste da 1° etapa” exalta.

Antes de a partida começar, as equipes se aqueceram com bastante entusiasmo e descontração. As 10h30 o Coordenador anuncia a execução do hino nacional e logo após é dada aberta a II etapa. Conforme sorteio as primeiras equipes a jogar foram a AADFAL, de Maceió contra a ADFPA, em seguida foi a APFA, de Recife contra AADFEPA.

Renato destacou a importância deste projeto ao falar das conquistas ”é muito importante esta iniciativa, pois assim osso estado ganha destaque positivo, e é claro oportunizamos a inclusão a estes atletas que tem tudo pela frente” disse.

Durante a primeira partida, a equipe que representava o Pará, ADFPA, se mostrou com muita agilidade diante da equipe de Alagoas. Ao final da partida com um placar de 3 a 0, o Pará ocupa a 3° colocação no campeonato.

Na segunda partida já com o Pará jogando contra o time de Pernambuco, também ficou com um placar geral de3 a 0 pra equipe paraense, tornando assim o Pará em 1° lugar geral da copa. Ao final da II etapa, o Secretário adjunto de Esporte e Lazer do Estado, Otávio Carepa, entregou a premiação às equipes participantes.

E neste mesmo pique a equipe paraense já se prepara pra mais dois importantes campeonatos, um vai ser em Outubro em Mogi das Cruzes, no estado de São Paulo, que vai acontecer o campeonato da primeira divisão, que para Renato, é umas das mais importantes competições. A outra será no mês de Novembro na capital alagoana, onde acontece a terceira etapa da copa norte-nordeste de voleibol paraolímpico.

Murilo Moura - Ascom SEEL

Nenhum comentário:

Postar um comentário