terça-feira, 17 de agosto de 2010

Filme “Cabanos” é apresentado aos alunos da escola Temístocles de Araújo

Texto: Murilo Moura
Fotos: Rai Pontes
“A cabanagem foi o único movimento no Brasil onde o povo tomou o poder”. Esta afirmação abre o filme longa metragem “Cabanos”, produzido e dirigido pelo professor e historiador da rede estadual de ensino, Sebastião Pereira. O longa foi apresentado aos alunos da escola Estadual Temístocles de Araújo, nesta quarta-feira, 11,  e contou com a presença de cerca de 80 alunos, que inclusive, tiveram participação direta na produção.

“Cabanos” é considerado um filme inédito no Pará, por ser o primeiro longa metragem de ficção baseado num fato histórico local. A obra que é toda baseada na revolução cabana e mostra o contexto histórico, social e político dos ribeirinhos na época da revolução.
Antes do filme ser apresentado aos estudantes, o professor Darcel Andrade, do projeto Cine Escola, disse orgulhoso que “a sociedade precisa se ver. Eu parabenizo a comunidade escolar por acreditar neste projeto, pois desde pedra tivemos que carregar no set de filmagem e chegar ao final com um trabalho reconhecido, é muito gratificante”.

Mas a grande novidade na tarde “Cinema na Escola” é que o filme vai ser apresentado este ano na Feira Pan-Amazônica do livro, que acontece no Hangar, a partir do dia 31. Outra novidade, é que já existe um projeto sendo articulado para que não só este filme, mas outros filmes educativos, se tornem material didático e façam parte dos acervos das escolas.

O filme que começou a ser gravado no dia 13 de Setembro de 2009, foi orçado em R$ 10 mil,  recurso que foi adquirido por meio de rifas, bingos e coletas, que custearam a locomoção das equipes de gravação e o figurino. Ao todo 7 localidades foram utilizadas para as tomadas: Curuçá, Ilha das Onças, Mosqueiro, Icoaraci, Cidade Velha, área da UFRA e a mata da Marinha.

Tanto entusiasmo e vontade tiveram como objetivo trabalhar o tema histórico regional formador da sociedade paraense. “Eu imaginei que este filme pudesse despertar a atenção e interesse dos alunos sobre o assunto. Além de que este material pode ser usado como material didático para as próximas gerações. Seria um resgate da nossa história através da 7° arte”, disse Sebastião.

Kaleb Teixeira, aluno da escola, que participou do filme como o personagem “Chicão”, um ribeirinho que se torna bastante visado pelas atitudes revolucionárias. Ele lembra, que na rede estadual de ensino é possível destacar muitas coisas boas. “Este filme serve para rebater muitas críticas sobre a escola pública, pois aqui nós usamos a tecnologia para produzir material educativo, para nós mesmos, dentro do âmbito escolar. Estou muito orgulhoso, pois eu não esperava tal repercussão positiva”, disse.

2 comentários:

  1. adorei estudar nesta escola
    quardo boas recordaçoes dale

    ResponderExcluir
  2. Olá! Sou o professor Sebastião Pereira (Filme Cabanos). Quero agradecer o apoio através da divulgação do nosso projeto. Quero comunicar-lhe que no dia 29 de agosto de 2015 lançamos outro longa metragem no Cinema Olympia.
    Trata-se do filme "Belle Belém" cujo trailer já está no youtube. Meu número (TIM) 98140-6694. Aguardo um contato. Obrigado.

    ResponderExcluir