sábado, 19 de junho de 2010

Professores da rede estadual participam de Oficina

Murilo Moura

Professores de educação física da rede estadual de ensino participaram, nesta quinta feira, 17, da abertura da Semana Olímpica. O evento que aconteceu no Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), no Umarizal, teve a presença de profissionais de renome no cenário olímpico nacional. A Semana Olímpica é uma promoção da Seduc e o Comitê Olímpico Brasileiro (COB).


Além de Belém, a Semana Olímpica acontece em outras cinco cidades brasileiras: Natal, Palmas, Rio de Janeiro, Aracaju e São José do Rio Preto; e tem como objetivo integrar as comemorações pelo Dia Olímpico, que será realizado no próximo dia 23, quando se comemora o aniversário da fundação do Comitê Olímpico Internacional.

O evento, que vai até esta sexta feira, 18, prevê oficinas de orientação a professores da disciplina de educação física das escolas estaduais, que estão treinando alunos para participarem das olimpíadas escolares, que este ano acontecem no mês de Setembro, em Fortaleza(CE).

No primeiro dia de oficina a modalidade debatida foi o Voleibol e contou com a participação do Técnico da Seleção Brasileira Infanto- Juvenil Feminino, Antônio Rizola. Durante as palestras, o técnico debateu vários pontos da modalidade como falhas na execução do esporte, defesa e até mesmo o biótipo dos atletas.

Antônio, que veio pela primeira vez a Belém como palestrante, revelou pontos fortes a serem trabalhados. “Os técnicos que já trabalham com o vôlei já conhecem como funcionam, já os professores de Educação Física querem e precisam de um acréscimo de como aprimorar o trabalho com o jovem".

O técnico ainda ressaltou a satisfação em mostrar ao público paraense a importância deste trabalho". Fiquei muito satisfeito com a receptividade e interação dos participantes, pois apesar do conteúdo ser grande e o tempo curto consegui adaptar e passar minha visão e minha metodologia com o jovem. Eu não vim citar regras e sim apresentar a metodologia do meu trabalho que uso nos clubes por onde ando" completou.

Para o primeiro dia de oficina, cerca de 50 professores de quatro municípios do interior do Estado (Breves, Castanhal, Igarapé Miri e Moju) estiveram presentes, além da Região Metropolitana de Belém (RMB).

De acordo com a representante do COB, Valesca Araújo, este é o 11° ano que a Semana Olímpica acontece no Pará, objetivando a formação de atletas para competições profissionais. “A semana olímpica vem para divulgar o olimpismo entre os jovens, pois eles serão os atletas de amanhã, hoje falamos sobre Voleibol, mas nossa função é trabalhar todas as modalidades olímpicas possíveis", disse.

Uma das organizadoras do evento, Ângela Amaral, lembrou da importância do trabalho de base que é realizado nas escolas públicas, além das dificuldades de se formar um atleta. “O trabalho de base geralmente acontece na rede estadual. Este trabalho é complexo, mas vale a pena, pois a iniciação do futuro atleta é a partir da disciplina de educação física”, lembrou.

O professor de educação física e árbitro de vôlei, Rui Castro, citou um grande exemplo de reconhecimento dos atletas que saíram da rede estadual, “graças ao nosso trabalho, Renato Araújo, antigo aluno do Colégio Cordeiro de Farias, já recebeu vário prêmios e troféus e no final do ano de 2009, foi contratado por um clube de Minas Gerais”, afirmou.

Rui também lembrou das dificuldades que o Pará tem por causa do difícil acesso e da importância do trabalho de educação física nas escolas públicas e particulares. “Apesar das dificuldades geográficas que enfrentamos, por estarmos longe do sudeste, onde acontecem os grandes eventos esportivos, o Pará tem se destacado neste cenário. O trabalho com o vôlei tem grande importância, pois ele socializa o jovem evitando que ele tome outros caminhos, hoje em dia temos escolas que só querem que o aluno passe no vestibular, deixando completamente de lado a questão esportiva que é fundamental” Lembrou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário