terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Professores debatem o Ensino Fundamental de 9 anos

A escola estadual Rui Barata, no conjunto Paar, realiza a partir desta segunda feira, 21, até a próxima sexta, 25, a semana pedagógica. O encontro reúne professores da escola, técnicos pedagógicos e representantes da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), com o objetivo de aperfeiçoar o conhecimento do corpo docente sobre o ensino fundamental de 9 anos. Durante os debates, a Seduc está sendo representada pela professora e técnica da coordenação de ensino fundamental, Solange Barros.


O ensino fundamental de 9 anos, foi implementado na educação brasileira desde 2008 e precisou de um tempo para que houvesse a transição do antigo para o novo modelo de ensino. O ano de 2010 foi o prazo final para que as escolas migrassem todos os alunos para a nova modalidade. E foi com o objetivo de tornar ainda mais claro este processo, que a escola Rui Barata promoveu a semana pedagógica com a temática: “Construção do conhecimento do indivíduo”.

A técnica pedagógica Doralice Monteiro, que está coordenando o encontro, destacou a importância de um debate de temas como este, entre os professores. “O objetivo é aperfeiçoar o conhecimento relembrando as teorias educacionais do desenvolvimento pedagógico”, destacou.

Outro ponto apontado por Doralice é a questão da participação da comunidade nas atividades escolares, que segundo ela, poderia trazer melhores resultados na avaliação dos alunos. “Se o sistema está mudando os pais tem que acompanhar esta mudança. A família tem que participar mais, ou seja, a partir de uma parceria podemos melhorar os resultados de cada aluno. Assim como o acompanhamento do técnico pedagógico em cada escola, que é muito importante. Quando se tem alguém focado em um trabalho, certamente este trabalho tende a ser de maior qualidade”, destacou.

Durante as palestras presididas por Solange Barros, um dos pontos discutidos foi a questão da avaliação da instância escolar, assim como a própria infra estrutura de cada escola. “Além dos métodos pedagógicos, temos que garantir a qualidade nas estruturas físicas das escolas para oferecer uma educação de qualidade, como carteiras, quadros, etc”, disse.

A professora, Sanna Lorena, é uma das propulsoras da semana pedagógica, que é realizada pela primeira vez na escola e fala sobre as expectativas. “Fizemos uma avaliação no método de trabalho e constatamos que era necessário uma mudança, de acordo com a sociedade. Não podemos permanecer sempre com o mesmo modo de ensino a vida toda. Se a sociedade muda a educação tem que acompanhar esta mudança. Temos que fazer os professores entender como funciona realmente a escola e sempre fazer uma avaliação qualitativa. Eu espero que a sociedade entenda que este novo modelo de ensino vai ser melhor para a educação de seus filhos”, explicou.

Para esclarecer à sociedade sobre este novo modelo de educação, que estabelece o ensino fundamental em 9 anos, a escola pretende elaborar outro cronograma a fim de reunir toda a comunidade para que seja mostrada as mudanças e os pontos positivos do novo ensino.





Texto: Murilo Moura

Fotos: Adauto Rodrigues


Outro link disponível:
Portal SEDUC

http://www.seduc.pa.gov.br/portal/?action=Destaque.show&iddestaque=983&idareainteresse=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário