quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Alunos da Escola tecnológica de Icoaraci promovem mostra de design em 3D

Texto: Murilo Moura
Fotos: Adauto Rodrigues


Com o objetivo de integrar alunos de diferentes modalidades do ensino tecnológico, do curso de design de interiores da Escola Tecnológica Francisco das Chagas, em Icoaraci, alunos e professores promoveram na última terça-feira (1º), a I Mostra de Design em olhar 3D. A mostra apresentou os conceitos de design, ergonomia, visão espacial e funcionalidade.

A iniciativa inédita tem a intenção de integrar e promover a troca de experiências entre os alunos dos primeiros níveis aos mais avançados. Participaram do evento estudantes da modalidade de ensino integrada - que é o nível médio - concomitante ao profissionalizante, e a modalidade subsequente, composta pelos alunos que já concluíram o ensino médio e atualmente só cursam o ensino tecnológico.

O tema escolhido para a mostra foi o "Ambiente residencial e o comercial". Inspirados neste tema, os alunos desenvolveram projetos de planta de residências, lojas e escritórios. Nos estandes dos alunos da modalidade subsequente, foram apresentados projetos de escritórios de advocacia à lojas de shoppings center, desde a planta, até os materiais de acabamento, como tipos de piso, revestimentos e tintas. Para as plantas, as técnicas utilizadas foram o desenho e pintura à mão livre e projeção em 3D, com o auxílio de um programa de computador chamado "Skate Up".

A aluna do curso de design do ensino subsequente, Lia Monteiro, preparou um escritório e uma loja de roupas femininas. No estande foram expostos todos os acabamentos da obra, como louças, cerâmicas, porcelanato, tecidos, carpetes e até equipamentos de refrigeração do ambiente. Ela destaca a importância da iniciativa em sua vida. "É um privilégio muito grande participar de uma programação como esta. Muitas pessoas aqui não tem como cursar uma universidade e a escola tecnológica nos possibilita este aprendizado semelhante", disse.

A coordenadora do curso de artesanato e estágio, Denise Farah, acompanhou a produção dos trabalhos por 15 dias e revelou que as expectativas da mostra foram superadas. "Queremos mostrar que eles são capazes, que podem sim ser futuros designers, pois isto aqui é uma preparação para o mercado de trabalho. Para elaborar os projetos cada um foi pra campo realizar pesquisas. Este tipo de ação traz cada vez mais o aluno pra dentro da escola", explicou Denise.

Após esta experiência, a escola pretende realizar a próxima mostra já no final de fevereiro, com data a confirmar. O evento mostrará o design sustentável. Serão móveis, luminárias, pequenos objetos de escritório e objetos lúdicos, produzidos a partir de resíduos como papelão, plástico e outros.


Texto: Murilo Moura
Fotos: Adauto Rodrigues


Outros Links disponíveis

Portal SEDUC:
http://www.seduc.pa.gov.br/portal/?action=Destaque.show&iddestaque=956&idareainteresse=1

Agência Pará de Notícias:
http://www.agenciapara.com.br/exibe_noticias_new.asp?id_ver=71435

Nenhum comentário:

Postar um comentário