sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

SOLIDARIEDADE

UMA NATAL MAIS FELIZ PARA TODOS
Por Murilo Moura
Esta época do Natal faz com que as pessoas se sintam mais solidárias. Hoje em dia, a situação se torna cada vez mais difícil, por motivos diversos: baixo nível de escolaridade, falta de oportunidade, concorrência acirrada no mercado de trabalho etc. Dessa forma, criam-se grupos sociais menos favorecidos, que acabam sendo privados de quase tudo o que o convívio social pode oferecer. Porém, existem muitas inst ituições e grupos sociais que praticam ações solidárias e é nesta época do ano que eles se reúnem para arrecadar brinque dos, alimentos, roupas e objetos de uso pessoal. Para fazer o serviço voluntário, é fundamental gostar de pessoas, ter consciência de que quem vive à beira da miséria tem uma vida sofrida. Ajudar é um dever de todos e não apenas dos governantes.
A antiga aluna do curso de


Direito da Unama, Jamylle Hanna, ajuda as pessoas desde 2005, quando uma senhora lhe pediu dinheiro na rua para comprar sopa. A partir de então, ela decidiu participar de um grupo solidário que atende a creche “Filhos do Aurá” e não parou mais de contribuir, já foi no lixão levar alimentos e costuma participar de ações durante o ano todo. A mais recente aconteceu na semana passada, quando ela se vestiu de Mamãe Noel para distribuir brinquedos para as crianças da creche.

Segundo Jamylle, devemos fazer a nossa parte em prol de um mundo melhor. “O poder público não é detentor de toda a responsabilidade, pode ser o maior, mas não o único. Fazer serviço voluntário também não significa apenas doar um bem material, às vezes, as pessoas precisam de uma palavra de auxílio uma esperança e para isso basta que o voluntário ponha um sorriso no rosto e diga algumas palavras de afago”, completou.

Na Unama, também existem grupos que se formam em favor da solidariedade. É o caso da Profª Telma Leão, que coordena um grupo social há 15 anos, e consegue estimular a comunidade acadêmica para realizar a ação. O grupo já atende mais de seis creches com ações de Natal e conta com a participação dos alunos do curso de Direito. “Graças a Deus, todos os anos conseguimos arrecadar bastante material e, quando sobra, doamos para as igrejas”, disse.

Outra mobilização que acontece é a do projeto de extensão Polo Unama de Liberdade Assistida, que atende adolescentes e suas famílias. O grupo está mobilizando pessoas a doar alimentos, objetos de uso pessoal e de higiene para serem doados aos 22 jovens e familiares atendidos atualmente pelo projeto. Para ajudar, basta entrar em contato pelo fone 4009-3099. Para mais informações, acesse ht tp: //www.redeobs.unama.br/.


Abaixo a materia na publicação.
Para Ampliar clique na imagem.


Um comentário: