quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Minhas Matérias: RIDES

UNAMA TEM PRESIDENTE NA REGIÃO NORTE
Por Murilo Moura

Durante o II Encontro Inter-Regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Formação Docente para a Educação Superior, o II ENFORSUP, organizado pela RIDES (Rede Inter-regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre docência na educação superior) e pela Coordenação Pedagógica da Unama, em parceria com: IFPA- Instituto Federal do Pará, UFPA - Universidade Federal do Pará, Faculdadeda Amazônia, Faculdade Universo, Livraria Didática e Mirante Comunicação Visual, foram realizadas plenárias para escolher os diretores regionais da Rede.
Em nossa região, a presidente escolhida para o próximo triênio foi a Assessora Pedagógica da Unama, professora Zenilda Botti, que ficará responsável por atuar à frente do projeto na Região Norte.
Segundo a professora Zenilda, a RIDES é uma organização constituída por todos os pesquisadores-docentes sobre o tema Formação/ Desenvolvimento Profissional Docente para a Educação Superior de Instituições de Educação Superior das Regiões Norte, Nordeste, e Centro-oeste do Brasil, interessados em desenvolver pesquisas e ações articuladas, entre as três regiões do país, ou outras, nacionais e internacionais. “A rede está em processo de consolidação. Na verdade, ela é um movimento e pode vir a se tornar um órgão. Queremos fortalecer esse movimento para que conheçamos quais professores e pesquisadores estão desenvolvendo estudos e pesquisas sobre a docência da educação superior. Isso pode
melhorar a qualidade de ensino e o intercâmbio entre as instituições”, explica professora Zenilda.
Para alcançar esses objetivos, a RIDES propõem ações como: democratizar o conhecimento e análise das políticas públicas para a educação superior; viabilizar produções científicas coletivas; formular diretrizes básicas que permitam o fortalecimento de ações comuns e inerentes aos grupos de pesquisa dos membros participantes; contribuir, com estudos e resultados de pesquisas realizadas para a formulação e implementação de políticas públicas, diretrizes e ações voltadas para Formação/Desenvolvimento Profissional Docente para Educação superior em articulação e parcerias com outras redes e fóruns, em âmbito nacional e internacional, com órgãos governamentais e outros segmentos da sociedade civil contribuir para a elaboração, implementação e avaliação de programas de desenvolvimento profissional docente para a educação superior; promover eventos científicos na área da Docência na Educação Superior, além de socializar resultados das produções científicas.
De acordo com Zenilda, no evento foi lançado o desafio: “a possibilidade de desenvolver pesquisas entre as instituições da Região Norte e também das diferentes regiões, a fim de melhorar o processo de ensino e aprendizagem na área da educação superior”.
Essa possibilidade traz um estímulo aos professores do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação da Unama, que poderão aprofundar, ainda mais, pesquisas sobre a docência universitária. Além disso, essa ideia pode contribuir na elaboração e implementação de programas sobre pedagogia universitária e promover a articulação ensino-pesquisa e extensão, teoria-prática na formação docente para a educação superior, que este ano recebeu o título “Desenvolvimento profissional docente na educação superior”.
Sessenta trabalhos foram inscritos e apresentados no encontro realizado este ano, no hotel Beira Rio em Belém, no período de 6 a 8 de dezembro. Todos eles passarão por uma análise criteriosa do conselho editorial e comitê científico da RIDES. Os trabalhos serão publicados no próximo encontro, que ocorrerá em Brasília, em 2010, quando, novamente, alunos e professores de três regiões debaterão temas referentes à melhoria da educação superior no Brasil.

Matéria Publicada dia 14/12/2009 no jornal " COMUNICADO"
Para ampliar, clique em cima



Nenhum comentário:

Postar um comentário