sexta-feira, 3 de setembro de 2010

PROJETOS INCENTIVAM ALUNOS A CRIAR NOVAS MÍDIAS

Por Murilo Moura
Fotos: Murilo Moura

Buscar contribuir para a formação integral do futuro cidadão, com a elaboração de novos conhecimentos utilizando práticas da televisão e do rádio. Essas são as ações que o projeto “Aluno repórter - a imprensa na escola”, da 1ª Unidade Regional de Educação (URE) apresentaram nesta quinta feira, 02, no estande da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) na Feira Pan Amazônica do Livro.

Segundo os professores responsáveis pelo projeto, Aylton José e Carlos Roberto Amorim, a iniciativa tem como objetivos principais promover e estimular a produção textual do aluno; despertar o interesse pela pesquisa, aumentar o interesse pela leitura e contribuir para a inclusão digital. 

Um dos critérios para participar é estar devidamente matriculado na rede estadual de ensino, em uma da escolas da 1ª URE. A partir de uma seleção são escolhidos cinco alunos de cada escola para compor o projeto, que hoje conta com 152 alunos de 35 escolas da Região. Aprovados, os alunos participam de várias oficinas de aprendizagem envolvendo prática e teoria sobre TV; oratória; falar em público; reportagem; pauta; leitura e produção de texto, entre outros. A cada dois meses, a direção da escola faz um acompanhamento pedagógico para avaliar o rendimento escolar do aluno.

O projeto tem uma parceria com a fundação educadora de comunicação, que também é repetidora da Fundação Nazaré em Bragança, onde os programas produzidos pelos alunos são exibidos, na TV quanto no rádio. Com o trabalho será possível promover os alunos na busca de novos conhecimentos essenciais a formação intelectual, além de prestar um serviço á sociedade.

O professor Roberto Amorim também é radialista na cidade de Bragança e destaca a importância de integração Escola-TV-Rádio. “Nos tivemos a idéia de unir a rádio com a sala de aula para contribuir com o aprendizado, incentivando o aluno a uma carreira profissional”, disse. 


Nayana entrevistando o professor Rosinaldo Pinheiro
Nayana Sousa, de 15 anos e estudante do 1° ano do ensino médio, é uma das repórteres do projeto e revela o prazer de exercer a atividade. “Estou participando do projeto desde o início deste ano e me identifiquei bastante, pois sempre quis fazer parte deste projeto. O jornalismo é uma área que me atrai muito, e com esta oportunidade, eu descobri que não é algo para ser usado somente dentro da escola, mas sim para toda a minha vida” constatou.

Toda a programação do projeto “Aluno Repórter, pode ser conferida no site www.alunoreporter.com.br

Turma do Açaí 
Alunos da escola Helena Guilhon
Ao mesmo tempo em que os alunos de Bragança exerciam o jornalismo no estande da Seduc, um grupo de alunos da escola Helena Guilhon participavam do projeto “Turma do Açaí”, desenvolvendo atividades educacionais.

A Turma do Açaí são personagens amazônicos criados pelo designer gráfico Rosinaldo Pinheiro para abordar temas educacionais, em uma revista eletrônica, que pode ser visualizada no site da Seduc. De acordo com Rosinaldo, o secretário de estado de educação, professor Luís Cavalcante, montou uma equipe para produzir os projetos educacionais a serem abordados pela Turma do Açaí. 

 Durante a Feira, com base neste projeto, os alunos da escola Helena Guilhon produzem personagens, de “massinha” e em seguida realizam o processo denominado de stop-motion, que é quando captam as imagens, em um computador, através de uma câmera, com movimentos em seqüência, e posteriormente, com o auxílio de um software, salvam como vídeo, criando uma espécie de animação.

“Através deste projeto buscamos incentivar a criação de mídias e afins pelos alunos e estimular a criatividade, além a inclusão digital”, destacou Rosinaldo. O projeto funciona na escola Helena Guilhon, e como lá não se utiliza somente os personagens da Turma do Açaí, o projeto é conhecido como TV Sem Rasura, por meio do qual os alunos criam diversos personagens, mas sempre com a mesma temática.

O jovem Aristhano Ramos, de 13 anos, cursa a 7° série e destaca a importância do projeto. “Estou achando muito boa esta iniciativa, pois assim, aprendo muita coisa a ser utilizada para o resto da minha vida. Eu ainda pretendo me aprofundar nesta área de criação”, afirmou.

Para conhecer um pouco mais sobre a turma do açaí, acesse o porta da SEDUC www.seduc.pa.gov.br

Texto: Murilo Moura

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