quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Mostra de talentos da escola pública reune milhares de estudantes

“É como uma grande confraternização” estas foram as palavras da jovem Kelly Oliveira, estudante da 8° série da escola Domingos Acatauassú Nunes, ao se referir a Mostra de escola pública de talentos, que na tarde do primeiro dia do evento atraiu milhares de estudantes das escolas públicas de Belém e do interior do estado, nesta quarta feira, 20, no Hangar centro de convenções da Amazônia.


Um dos destaques da mostra foi o estande do Núcleo de Esporte e Lazer(NEL), que apresentou importantes projetos para o desenvolvimento do esporte paraense. Josiléia Maués, representante do “Programa de redução piscomotora” mostrou uma importante ferramenta que pode auxiliar na saúde e preparo dos futuros atletas. O projeto consiste em um aparelho, chamado pico de fluxo, onde o aluno sopra para medir a capacidade da respiração, sendo que existe uma tabela que avalia o resultado do sopro relacionado com peso e altura do aluno. Dependendo do resultado este jovem pode ser encaminhado a tratamentos auxiliares de problemas que possivelmente possam ser identificados com a ajuda deste aparelho, como Asma, problemas de colunas entre outras necessidades. Segundo a representante este procedimento deve ser aplicado antes e depois de atividades físicas “fazemos este procedimento antes e depois das atividades para acompanhar a evolução do jovem e para identificar previamente algum problema” disse.

Também no estande estava sendo mostrado o programa poliesportivo, que segundo a coordenadora, Telma Bezerra, envolve toda a comunidade “este projeto visa reunir a comunidade que mora nas proximidades de clubes parceiros do NEL, que não tem condições de freqüentá-los e nem de praticar atividades esportivas, e oferecer serviços de modalidades esportivas” disse. Ela cita o clube Casota como exemplo deste projeto, onde a comunidade que mora ao redor do clube pode se inscrever para participar diversas modalidades esportivas como Musculação, natação, futebol entre outros.

Telma também destacou o projeto das paraolimpíadas escolares, que reúne alunos das escolas públicas do Pará, que são destaques no cenário nacional. De acordo com a coordenadora o projeto já acumula 18 medalhas de ouro, 21 de prata e 18 de bronze “de todos os estados da região norte e nordeste o Pará foi o melhor colocado com estes resultados” Constatou Telma.

Uma novidade que Telma faz questão de enfatizar é a modalidade de Goalball, que é uma modalidade exclusiva para deficientes visuais, que hoje vem sendo representada por três alunos da escola Álvares de Azevedo. Nesta nova modalidade as grandes revelações foram os alunos Jéssica e Leandro, na categoria masculina nacional. Em neste ano a equipe paraense venceu a de Minas Gerais, perdendo apenas para Brasília, que tem dois atletas da seleção brasileira de goalball “o Pará vem ganhando destaque e vem tendo uma ascensão muito grande no cenário esportivo” completou.

O professor Michel Peter, destacou o projeto de inclusão do Xadrez nas escolas, onde a Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) em parceria com o Ministério dos Esportes e da Educação iniciaram em 2004 esta inclusão nas escolas, que vem tomando força a cada ano. O objetivo deste projeto é democratizar o acesso dos alunos da escola pública ao xadrez. Michel que este projeto já vem sendo aplicado a muito tempo nas escolas de países desenvolvidos e vem dando certo “ Na França este projeto foi incluído a mais de 40 anos levando desenvolvimento para sala de aula” informou.

Michel fez referencia a única escola do estado do Pará, que possui uma sala especial para a prática de xadrez, que é a escola Souza Franco “estas medicas só vão melhorar a qualidade do aluno e é isso que eu pretendo” completou.

No estande da USE 9, estava a escola Santo Agostinho, que trouxe obras de arte produzidas na escola a partir do projeto escola de portas abertas. Segundo Celiane Dias, técnica pedagógica “A escola abre aos sábados para receber a comunidade, que podem fazer cursos de arte, pintura entre outros” disse. Para a mostra foram disponibilizadas as obras feitas pela comunidade que consiste em quadros e esculturas feitas a partir de pedaços de vidros e azulejos “com esta medida, estamos incentivando a reciclagem de materiais que seriam jogados na natureza” revelou Celiane.

Culminante aos projetos que se apresentavam no salão principal do Hangar, na sala 7 do mezanino acontecia uma mostra de cinema, onde foi apresentado um documentário sobre o Carimbó como patrimônio cultural brasileiro. O projeto é uma iniciativa da SEDUC em parceria com a Inovacine, que é um cineclube e a Paracine, que é a Federação Paraense de cineclubista, criada em junho deste ano. Os vídeos apresentados, além do Carimbó são sempre com enfoques regionais. Sempre que os vídeos são finalizados, abre-se espaço para discussões a respeito do contexto apresentado no filme. Isaac é um dos coordenadores da campanha que torna o Carimbó patrimônio cultural. Após a exibição ele exaltou as diferentes formas do ritmo no Pará “ o carimbo de Belém é diferente do carimbo da região do Salgado, de Bragança e do Marajó. Cada região tem suas particularidades, letras e costumes” revelou.

Para a exibição uma platéia animada participava entusiasmadamente, se tratavam de cerca de 16 alunos da educação especial da escola Yolanda Martins. Segundo professora Elza Medeiros “o que mais anima os alunos é o ritmo, a música é muito bom para eles, que sempre mostraram interesse. Nada melhor como trabalhar a musica paraense para acrescentar no projeto pedagógico destes alunos” disse.

Curiosa, a aluna Kelly Oliveira da escola Domingos Acatauassú Nunes, se mostrou satisfeita com a iniciativa “estou aqui desde as 14h00 e estou adorando. Assim é possível conhecermos outros projetos desenvolvidos nas demais escolas e não ficar limitada a nossa escola apenas. Isso é bom para todos os alunos fazendo com que eles se interesse ainda mais pelos estudos e pela cultura. Eu particularmente gostei mais das apresentações de carimbo e de violonistas. Para mim está sendo como uma grande confraternização”



Murilo Moura

ASCOM/SEDUC

2 comentários:

  1. olá murilo moura
    quém está falando é a destaque do time femenino de goalball jessica alves,obrigado por vc difulgar esse novo esporte q o estado está conhecendo agora.Pra nós é um orgulho ver vcs falando de nós.
    obrigado

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Jéssica, não precisa agradecer, este é o nosso papel como jornalistas, promoiver o bem social, procurando tornar de conhecimento de toda a sociedade o que de mais importante acontece nela. É um orgulho para nós ter personagens como vcs, que fazem a nossa noticia.
    Murilo Moura

    ResponderExcluir