terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Professores debatem o Ensino Fundamental de 9 anos

A escola estadual Rui Barata, no conjunto Paar, realiza a partir desta segunda feira, 21, até a próxima sexta, 25, a semana pedagógica. O encontro reúne professores da escola, técnicos pedagógicos e representantes da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), com o objetivo de aperfeiçoar o conhecimento do corpo docente sobre o ensino fundamental de 9 anos. Durante os debates, a Seduc está sendo representada pela professora e técnica da coordenação de ensino fundamental, Solange Barros.


O ensino fundamental de 9 anos, foi implementado na educação brasileira desde 2008 e precisou de um tempo para que houvesse a transição do antigo para o novo modelo de ensino. O ano de 2010 foi o prazo final para que as escolas migrassem todos os alunos para a nova modalidade. E foi com o objetivo de tornar ainda mais claro este processo, que a escola Rui Barata promoveu a semana pedagógica com a temática: “Construção do conhecimento do indivíduo”.

A técnica pedagógica Doralice Monteiro, que está coordenando o encontro, destacou a importância de um debate de temas como este, entre os professores. “O objetivo é aperfeiçoar o conhecimento relembrando as teorias educacionais do desenvolvimento pedagógico”, destacou.

Outro ponto apontado por Doralice é a questão da participação da comunidade nas atividades escolares, que segundo ela, poderia trazer melhores resultados na avaliação dos alunos. “Se o sistema está mudando os pais tem que acompanhar esta mudança. A família tem que participar mais, ou seja, a partir de uma parceria podemos melhorar os resultados de cada aluno. Assim como o acompanhamento do técnico pedagógico em cada escola, que é muito importante. Quando se tem alguém focado em um trabalho, certamente este trabalho tende a ser de maior qualidade”, destacou.

Durante as palestras presididas por Solange Barros, um dos pontos discutidos foi a questão da avaliação da instância escolar, assim como a própria infra estrutura de cada escola. “Além dos métodos pedagógicos, temos que garantir a qualidade nas estruturas físicas das escolas para oferecer uma educação de qualidade, como carteiras, quadros, etc”, disse.

A professora, Sanna Lorena, é uma das propulsoras da semana pedagógica, que é realizada pela primeira vez na escola e fala sobre as expectativas. “Fizemos uma avaliação no método de trabalho e constatamos que era necessário uma mudança, de acordo com a sociedade. Não podemos permanecer sempre com o mesmo modo de ensino a vida toda. Se a sociedade muda a educação tem que acompanhar esta mudança. Temos que fazer os professores entender como funciona realmente a escola e sempre fazer uma avaliação qualitativa. Eu espero que a sociedade entenda que este novo modelo de ensino vai ser melhor para a educação de seus filhos”, explicou.

Para esclarecer à sociedade sobre este novo modelo de educação, que estabelece o ensino fundamental em 9 anos, a escola pretende elaborar outro cronograma a fim de reunir toda a comunidade para que seja mostrada as mudanças e os pontos positivos do novo ensino.





Texto: Murilo Moura

Fotos: Adauto Rodrigues


Outro link disponível:
Portal SEDUC

http://www.seduc.pa.gov.br/portal/?action=Destaque.show&iddestaque=983&idareainteresse=1

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Processos seletivos da UFRA precisam de mais transparência e publicidade, diz MPF

Entre outros itens, falta o estabelecimento e divulgação de critérios lógicos de pontuação

O Ministério Público Federal (MPF) no Pará notificou a Universidade Federal 
Rural da Amazônia (UFRA) de que é necessária a adoção de medidas imediatas para garantir a regularidade dos processos seletivos promovidos pela instituição. Segundo o Procurador Regional dos Direitos do Cidadão, Alan Rogério Mansur Silva, tais medidas objetivam principalmente mais transparência e publicidade nas seleções. Se a universidade não atender ao pedido do MPF o caso pode ser encaminhado à Justiça.

As irregularidades foram levantadas a partir de denúncias que a Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão recebeu relativas a processo seletivo para a carreira de magistério superior e a concurso para mestrado em agronomia.

Para o MPF, é necessário que a universidade dê aos candidatos amplo acesso a todas as etapas dos processos seletivos, que estabeleça critério lógico e objetivo para a avaliação das provas, e que divulgue os critérios de pontuação de cada etapa já nos editais de abertura dos concursos.

Também é preciso o estabelecimento de prazo para a interposição de recursos administrativos em todas as fases dos processos seletivos e de prazos mínimos entre a data final de inscrição e a data da realização da primeira ou única etapa da seleção.

Outra mudança solicitada por Mansur Silva é a melhor organização de informações sobre concursos no site da UFRA, com a destinação de uma página para cada concurso. O objetivo é evitar a dispersão das informações.
De acordo com a recomendação expedida pelo MPF, as medidas devem ser aplicadas tanto nos concursos futuros quanto nos processos seletivos que estão ocorrendo e que podem ser alterados por meio de portaria.

O MPF estabeleceu um prazo de 20 dias, após o recebimento da recomendação, para que a UFRA se pronuncie sobre o assunto. A universidade deverá manifestar se irá acatar parcialmente ou integralmente a recomendação. Caso não acate nenhuma das solicitações, deverá apresentar justificativas.



Murilo Moura
Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal
Procuradoria da República no Pará
(91) 8184-9068/ 3299-0177

Outros Links disponíveis:

Ministério Público Federal, Procuradoria da República no Pará:
http://www.prpa.mpf.gov.br/news/2011/processos-seletivos-da-ufra-precisam-de-mais-transparencia-e-publicidade-diz-mpf

Portal ORM:
http://www.portalorm.com.br/2009/noticias/default.asp?id_modulo=19&id_noticia=516942

Diário do Pará On Line.
http://www.diarioonline.com.br/noticia-135884-mpf-cobra-transparencia-em-selecoes-da-ufra.html



terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Segurança na escola Ulysses Guimarães será reforçada

Representantes da Secretaria de Estado de Educação, da escola Ulysses Guimarães e da Companhia Independente de Policiamento Escolar (Cipoe) se reuniram, nesta terça-feira, 08, e chegaram a um acordo comum, para a adoção, nos próximos dias, de medidas eficazes visando a melhoria das condições de segurança no local.


Já a partir desta quarta-feira, 08, a portaria da escola identificará, nominalmente, as pessoas que pretendem entrar na unidade de ensino, verificando o departamento solicitado e com quem desejam falar. Também será realizada a gestão de controle do acesso de veículos tanto de docentes, servidores e pais de alunos. Para os servidores será criado um crachá de identificação.

Outra medida será o reforço da comunicação da portaria com os demais setores da escola. Será instalado interfones com ramais para os principais departamentos, como secretaria, sala dos professores e diretoria.

Além disso, a Seduc vai verificar a situação de dois servidores, que são agentes de portaria, mas se encontram de licença saúde, para providenciar a substituição dos mesmos, enquanto isso, a empresa que presta o serviço de vigilância na escola, vai disponibilizar, por 10 dias, dois funcionários para atuarem como agente de portaria. A Seduc também analisará o projeto elaborado pelo conselho escolar, que visa a reestruturação do muro e portões e também a criação de um bicicletário.

Para a diretora, Flaviana Silva, a reunião teve o resultado esperado. “Conseguimos chegar a um acordo que já vinhamos debatendo há muito tempo. O número de participantes foi um fator que contribuiu bastante, foi possível observar que toda a comunidade escolar está interessada na solução. O controle de entrada e saída de pessoas tem que ser mais preciso”, destacou a diretora.

Além da assessora do Gabinete do secretário de educação, Heloísa Aguiar, que representou a Seduc, estiveram presentes na reunião, a diretora da escola Flaviana Silva, o Coronel Lima, da Companhia de Policiamento Escolar (CIPOE), gestoras das Unidades “Seduc na Escola” e conselho escolar. Na próxima sexta- feira, 11, a diretora Flaviana vai se reunir com o corpo docente da escola para apresentar as novas medidas de segurança.

Link da matéria no portal SEDUC:
http://www.seduc.pa.gov.br/portal/?action=Noticia.show&idnoticia=1150&idareainteresse=1

Texto: Murilo Moura

Ascom/Seduc

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Alunos da Escola tecnológica de Icoaraci promovem mostra de design em 3D

Texto: Murilo Moura
Fotos: Adauto Rodrigues


Com o objetivo de integrar alunos de diferentes modalidades do ensino tecnológico, do curso de design de interiores da Escola Tecnológica Francisco das Chagas, em Icoaraci, alunos e professores promoveram na última terça-feira (1º), a I Mostra de Design em olhar 3D. A mostra apresentou os conceitos de design, ergonomia, visão espacial e funcionalidade.

A iniciativa inédita tem a intenção de integrar e promover a troca de experiências entre os alunos dos primeiros níveis aos mais avançados. Participaram do evento estudantes da modalidade de ensino integrada - que é o nível médio - concomitante ao profissionalizante, e a modalidade subsequente, composta pelos alunos que já concluíram o ensino médio e atualmente só cursam o ensino tecnológico.

O tema escolhido para a mostra foi o "Ambiente residencial e o comercial". Inspirados neste tema, os alunos desenvolveram projetos de planta de residências, lojas e escritórios. Nos estandes dos alunos da modalidade subsequente, foram apresentados projetos de escritórios de advocacia à lojas de shoppings center, desde a planta, até os materiais de acabamento, como tipos de piso, revestimentos e tintas. Para as plantas, as técnicas utilizadas foram o desenho e pintura à mão livre e projeção em 3D, com o auxílio de um programa de computador chamado "Skate Up".

A aluna do curso de design do ensino subsequente, Lia Monteiro, preparou um escritório e uma loja de roupas femininas. No estande foram expostos todos os acabamentos da obra, como louças, cerâmicas, porcelanato, tecidos, carpetes e até equipamentos de refrigeração do ambiente. Ela destaca a importância da iniciativa em sua vida. "É um privilégio muito grande participar de uma programação como esta. Muitas pessoas aqui não tem como cursar uma universidade e a escola tecnológica nos possibilita este aprendizado semelhante", disse.

A coordenadora do curso de artesanato e estágio, Denise Farah, acompanhou a produção dos trabalhos por 15 dias e revelou que as expectativas da mostra foram superadas. "Queremos mostrar que eles são capazes, que podem sim ser futuros designers, pois isto aqui é uma preparação para o mercado de trabalho. Para elaborar os projetos cada um foi pra campo realizar pesquisas. Este tipo de ação traz cada vez mais o aluno pra dentro da escola", explicou Denise.

Após esta experiência, a escola pretende realizar a próxima mostra já no final de fevereiro, com data a confirmar. O evento mostrará o design sustentável. Serão móveis, luminárias, pequenos objetos de escritório e objetos lúdicos, produzidos a partir de resíduos como papelão, plástico e outros.


Texto: Murilo Moura
Fotos: Adauto Rodrigues


Outros Links disponíveis

Portal SEDUC:
http://www.seduc.pa.gov.br/portal/?action=Destaque.show&iddestaque=956&idareainteresse=1

Agência Pará de Notícias:
http://www.agenciapara.com.br/exibe_noticias_new.asp?id_ver=71435