sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Premiação (Educação Fiscal)

A premiação dos alunos das escolas estaduais que participaram do Concurso de Redação 2010 da Educação Fiscal, foi um dos destaques, na tarde desta quinta-feira, 25, durante o IV Seminário de Educação Fiscal da Região Norte da Receita Federal, no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.


Com o tema “O voto é instrumento de mudança social”, o concurso aconteceu nos meses de agosto a outubro deste ano, com a participação dos alunos de todas as escolas do Pará, do ensino fundamental e médio, que fazem parte do programa “Educação Fiscal”.

Os trabalhos foram divididos em duas categorias: Redação I, para alunos da 7° a 9° série do ensino fundamental e Categoria II, para alunos do ensino médio. Das 20 escolas participantes, quatro redações foram selecionadas.

Ademir Anderson Silva e Silva, da escola Guilherme Gabriel, de Paragominas e Kleberson Dias Rodrigues, da escola Avertano Rocha, receberam, cada, um notebook, como reconhecimento por terem ficado em primeiro lugar no concurso de redação. “Este concurso foi muito importante para mim. Na verdade foi uma forma de me expressa e mostrar para a sociedade como o voto é instrumento de mudança social”, disse Ademir emocionado.

Erilene Assis de Almeida, da escola Jaderlândia e Thameire Mendes receberam um Playstation, pela conquista do segundo lugar. Os professores orientadores também foram premiados, entre eles estão: Eliana de Nazaré, Cláudia do Socorro e Marluzia Fernandes.

Ações - “Despertar a consciência, os direitos, deveres e participar ativamente da sociedade”. Foi com estas palavras que a servidora da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) e coordenadora do grupo estadual da educação fiscal, Zilda Benjamin, definiu umas das principais ações do IV Seminário de Educação Fiscal da Região Norte.

O programa de educação fiscal, já atende mais de 500 escolas no estado do Pará. Os professores são capacitados por meio de cursos de formação fiscal, na Escola Fazendária, em Belém, onde participam de um curso por mês. Segundo a coordenadora de educação fiscal da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Socorro Montalvão, “os professores são disseminadores deste conhecimento”.

Ainda de acordo com Socorro, os professores ministram estes conteúdos em sala de aula, como temas transversais, ou seja, não são obrigatórios no conteúdo programático, mas são trabalhados em classe. “Com esta experiência, os alunos ficarão mais esclarecidos sobre a questão fiscal, por exemplo, tudo que temos na escola, não é do governo e sim nosso, pois somos nós quem pagamos os impostos. O governo apenas administra o dinheiro, gerado através do pagamento de impostos. Assim o aluno aprende a valorizar o bem público”, destacou.

Representantes da Sefa, Sedurb e outros órgãos também receberam homenagens por serem disseminadores do programa educação fiscal. Representando a Seduc, Socorro Montalvão entregou o pin do programa à Edineide Paz.


Texto: Murilo Moura

Fotos: Fábio Costa