terça-feira, 14 de setembro de 2010

Só vendo ZUENIR VENTURA

Artigo de Zuenir Ventura publicado no jornal O Globo de 08/08/2010

Acostumados com o clichê preconceituoso que acredita não haver vida inteligente fora do eixo Rio-São Paulo, nos surpreendemos quando encontramos alguma atividade cultural em cidades do chamado "interior" — o "centro" somos nós, claro. Por exemplo: onde é possível reunir cerca de 650 mil pessoas, um terço dos moradores, para tratar de um assunto meio fora de moda, a leitura? Pois acabo de ver o fenômeno em Belém, na XIV Feira Pan-Amazônica do Livro, um dos três principais eventos do gênero no Brasil, este ano dedicada à África de fala portuguesa. Houve shows com Gilberto Gil, Lenine, Emílio Santiago, Luiza Possi, mas o destaque foram os R$30 milhões faturados com a venda de 500 mil volumes, superando, segundo os organizadores, a Bienal do Rio.
Há cidades brasileiras que só vendo. A capital do Pará é uma delas. Além de ser uma das mais hospitaleiras do país, gosta de seu passado e é hoje um exemplo de como revitalizá-lo. Já escrevi e repito que a intervenção que o arquiteto Paulo Chaves fez no cais da cidade, transformando armazéns e galpões na monumental Estação das Docas, é uma obra que não deve nada à que foi realizada em Barcelona ou Nova York (o prefeito Eduardo Paes devia ir lá ver). Outro genial exemplo de reaproveitamento é o centro onde se realiza a Feira, o Hangar, um gigantesco espaço que antes, como diz o nome, servia de estacionamento para aviões.
E não fica nisso. Há roteiros culturais como o do núcleo Feliz Lusitânia e seu Museu de Arte Sacra, onde se encontram uma Pietá toda em madeira, o São Sebastião de cabelos ondulados e a famosa N. S. do Leite, com o seio esquerdo à mostra dando de mamar. Sem falar nos museus do Encontro e de Gemas do Pará, e numa ida a Icoaraci para ver as cerâmicas marajoara, tapajônica e rupestre.
Para quem gosta de experiências antropológicas, recomenda-se — além dos 48 sabores regionais, a maioria, do sorvete Cairu — uma manhã no mercado Ver-o-Peso, onde me delicio nas barracas de banhos de cheiro lendo os rótulos: "Pega não me larga", "Amansa corno", "Afasta espírito", "Chora nos meus pés". Com destaque para o patchuli, que a vendedora me diz ser o odor de Belém. Mas antes deve-se passar pela área dos peixes: douradas, sardas, tucunarés, enchovas, piranhas, tará-açus. "Esse aqui é o piramutaba", vai me mostrando o nosso guia, o cronista Denis Cavalcanti; "aquele é o mapará, olha o tamanho desse filhote".
Desta vez, o ponto alto da visita foi uma respeitável velhinha fazendo o comercial do Viagra Amazônico para mim e o Luis Fernando Verissimo: "O sr. dá três sem tirar, e depois ainda toca uma punhetinha". Isso com a cara mais séria do mundo, sem qualquer malícia, como se estivesse receitando um remédio pra dor de cabeça. Só vendo.
 
Publicado no Globo de 08/09/2010

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

PROJETOS INCENTIVAM ALUNOS A CRIAR NOVAS MÍDIAS

Por Murilo Moura
Fotos: Murilo Moura

Buscar contribuir para a formação integral do futuro cidadão, com a elaboração de novos conhecimentos utilizando práticas da televisão e do rádio. Essas são as ações que o projeto “Aluno repórter - a imprensa na escola”, da 1ª Unidade Regional de Educação (URE) apresentaram nesta quinta feira, 02, no estande da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) na Feira Pan Amazônica do Livro.

Segundo os professores responsáveis pelo projeto, Aylton José e Carlos Roberto Amorim, a iniciativa tem como objetivos principais promover e estimular a produção textual do aluno; despertar o interesse pela pesquisa, aumentar o interesse pela leitura e contribuir para a inclusão digital. 

Um dos critérios para participar é estar devidamente matriculado na rede estadual de ensino, em uma da escolas da 1ª URE. A partir de uma seleção são escolhidos cinco alunos de cada escola para compor o projeto, que hoje conta com 152 alunos de 35 escolas da Região. Aprovados, os alunos participam de várias oficinas de aprendizagem envolvendo prática e teoria sobre TV; oratória; falar em público; reportagem; pauta; leitura e produção de texto, entre outros. A cada dois meses, a direção da escola faz um acompanhamento pedagógico para avaliar o rendimento escolar do aluno.

O projeto tem uma parceria com a fundação educadora de comunicação, que também é repetidora da Fundação Nazaré em Bragança, onde os programas produzidos pelos alunos são exibidos, na TV quanto no rádio. Com o trabalho será possível promover os alunos na busca de novos conhecimentos essenciais a formação intelectual, além de prestar um serviço á sociedade.

O professor Roberto Amorim também é radialista na cidade de Bragança e destaca a importância de integração Escola-TV-Rádio. “Nos tivemos a idéia de unir a rádio com a sala de aula para contribuir com o aprendizado, incentivando o aluno a uma carreira profissional”, disse. 


Nayana entrevistando o professor Rosinaldo Pinheiro
Nayana Sousa, de 15 anos e estudante do 1° ano do ensino médio, é uma das repórteres do projeto e revela o prazer de exercer a atividade. “Estou participando do projeto desde o início deste ano e me identifiquei bastante, pois sempre quis fazer parte deste projeto. O jornalismo é uma área que me atrai muito, e com esta oportunidade, eu descobri que não é algo para ser usado somente dentro da escola, mas sim para toda a minha vida” constatou.

Toda a programação do projeto “Aluno Repórter, pode ser conferida no site www.alunoreporter.com.br

Turma do Açaí 
Alunos da escola Helena Guilhon
Ao mesmo tempo em que os alunos de Bragança exerciam o jornalismo no estande da Seduc, um grupo de alunos da escola Helena Guilhon participavam do projeto “Turma do Açaí”, desenvolvendo atividades educacionais.

A Turma do Açaí são personagens amazônicos criados pelo designer gráfico Rosinaldo Pinheiro para abordar temas educacionais, em uma revista eletrônica, que pode ser visualizada no site da Seduc. De acordo com Rosinaldo, o secretário de estado de educação, professor Luís Cavalcante, montou uma equipe para produzir os projetos educacionais a serem abordados pela Turma do Açaí. 

 Durante a Feira, com base neste projeto, os alunos da escola Helena Guilhon produzem personagens, de “massinha” e em seguida realizam o processo denominado de stop-motion, que é quando captam as imagens, em um computador, através de uma câmera, com movimentos em seqüência, e posteriormente, com o auxílio de um software, salvam como vídeo, criando uma espécie de animação.

“Através deste projeto buscamos incentivar a criação de mídias e afins pelos alunos e estimular a criatividade, além a inclusão digital”, destacou Rosinaldo. O projeto funciona na escola Helena Guilhon, e como lá não se utiliza somente os personagens da Turma do Açaí, o projeto é conhecido como TV Sem Rasura, por meio do qual os alunos criam diversos personagens, mas sempre com a mesma temática.

O jovem Aristhano Ramos, de 13 anos, cursa a 7° série e destaca a importância do projeto. “Estou achando muito boa esta iniciativa, pois assim, aprendo muita coisa a ser utilizada para o resto da minha vida. Eu ainda pretendo me aprofundar nesta área de criação”, afirmou.

Para conhecer um pouco mais sobre a turma do açaí, acesse o porta da SEDUC www.seduc.pa.gov.br

Texto: Murilo Moura

CAMPEONATO PARAENSE DE BOXE

Por Murilo Moura

A cada ano o estado do Pará vem ganhando destaque no cenário do Boxe. A representatividade dos atletas está cada vez mais expressiva. Este ano acontece na Academia Ulysses Pereira, na Avenida Doca de Souza Franco, em Belém, o campeonato paraense de boxe.
Nos próximo dia 11 acontece na Ulysses a fase classificatória para o campeonato, cerca  de 120 atletas estão sendo aguardado para esta fase, sendo 40 atletas para a categoria cadete, 10 na categoria feminino e 70 no adulto. Já no dia 12 acontece as quartas de final, para selecionar quem passa para as fases semifinal e final, que acontecem nos dias 18 e 19 de setembro, respectivamente. O horário das lutas será sempre pela manha e a tarde.
O último campeonato deste porte, realizado em Belém foi no ano de 2008, tendo a academia Ulysses Pereira como campeã. No cenário local há três destaques na modalidade. O lutador Mike Carvalho, já foi campeão mundial este ano, no campeonato que aconteceu na Turquia, além deste título ele já teve participação em duas olimpíadas.
Isaac Rodrigues vai disputar o campeonato americano de boxe profissional, que acontece este mês, nos EUA. John Anderson, conhecido na roda de boxe como “Renatinho” da academia Zezé do boxe, vai defender o cinturão latino americano, no dia 22 de Setembro, no Mormaço, na Cidade Velha em Belém.

Murilo Moura

Abertura do JEPS

Por Murilo Moura

Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 01, a abertura oficial dos Jogos estudantis paraense. Cerca de seis mil alunos de escolas estaduais, da região metropolitana participaram do evento, que acontece no Núcleo de Esporte e Lazer do Estado (NEL), em Belém.
Um dos objetivos do evento é também abrir as comemorações da semana da pátria. A programação dos jogos segue até o final do mês de outubro em todas as escolas da RMB.
O secretário de Esporte e Lazer do Estado do Pará, Leandro Schilipake, se fez presente, no evento mostrando o apoio da secretaria com o desenvolvimento do esporte no Pará, valorizando a socialização dos jovens através do esporte.
Murilo Moura