quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Atletas paraenses disputam campeonato brasileiro adulto de Taekwondo

Por Murilo Moura

No próximo dia 5 de Setembro, acontece, em Aracaju, o campeonato brasileiro adulto de Taekwondo. Estão previtos para participar da competição cinco atletas faixa preta do estado do Pará. A competição é também uma das fases para selecionar competidores para a formação da equipe olímpica do Brasil. No atual cenário, destaca-se o jovem Yudi Dias, que ficou em terceiro lugar no campeonato brasileiro juvenil, que aconteceu no mês de julho deste ano, em Uberlândia, Minas Gerais.

Murilo Moura

Pará sedia 1° regional norte de xadrez

Por Murilo Moura

Pela primeira vez, a Federação Paraense de Xadrez do Pará, trouxe para o estado um campeonato deste tipo. A competição acontece nos dias 28 e 29 deste mês, no colégio Logos, na Rodovia Mário covas em Ananindeua e está aberto a todos os estudantes do ensino médio e fundamental das escolas públicas e particulares.

As inscrições para participar da competição vão até o dia 27, sendo que três dias antes está sendo dado descontos e promoções para grupos. Os valores para alunos do ensino fundamental de escolas públicas custam R$ 5. Para alunos do ensino médio custam R$ 10.

Segundo a federação atualmente dois jogadores se destacam no cenário regional. Na categoria juvenil, Yuri Lobo é o campeão paraense de Xadrez de 2008 e 2009. Na categoria absoluto Rodrigo Chávez é considerado um dos 100 melhores jogadores do Brasil, na categoria.

Os alunos que estiverem interessados em se inscrever para participar da competição e saber mais sobre o campeonato devem manter contato através do email: inscricoes@xadrezdonorte.com.br


Murilo Moura

Belém sedia campeonato brasileiro de nado sincronizado

Por Murilo Moura

Após três anos sem receber o campeonato brasileiro de nado sincronizado, mais conhecido como o brasileirão,  a capital paraense volta a sediar o evento, que acontece de 26 a 29 de agosto deste ano, sempre pela parte da manhã e da tarde. A competição vai acontecer no clube Remo, na piscina curta de 25 metros.

Ano passado o campeonato aconteceu no mês de setembro, no clube náutico atlético cearense, na cidade de Fortaleza e teve como campeã a equipe do SESI-SP, que conquistou o título de campeão geral do brasileirão.

O campeonato também contará com competidoras de peso, recém chegadas de Cingapura, onde participaram dos jogos da juventude. A equipe do flamengo promete conquistas. A equipe também foi destaque no campeonato sul americano, ficando em primeiro lugar no ano passado!

Este ano é a quarta vez que a competição vem para Belém. Há três anos uma competição desta dimensão, envolvendo esta modalidade, não acontecia na capital paraense. Segundo a presidente da Federação Paraense de Desportos Aquáticos, Helen Cristina Castro, a distância foi o maior desafio para conseguir trazer a competição “eu considero como uma grande conquista ter conseguido trazer o campeonato para o norte, pois o maior problema apontado é a distância” disse.

Dois grandes destaques podem ser dados este ano para a competição, conhecida como brasileirão pois envolve todas as categorias, o primeiro é o número de participantes, que este ano somam 130 atletas e 14 clubes provenientes dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará, Paraíba e Pará.
O segundo destaque são as jovens paraenses que este ano vão disputar no campeonato; As gêmeas Natália e Natasha, atletas do Remo e vice-campeãs brasileiras de nado sincronizado, além de Isabela Ferreira, que foi campeã brasileira em 2008.

Murilo Moura

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Trabalhos desenvolvidos nas escolas são destaque na Feicipa

Beneficiar centenas de famílias que vivem da pesca e de quebra valorizar a preservação do camarão no município de Abaetetuba. Este é o Projeto “Matapí Ecológico”, elaborado pela estudante Regiane Araújo da escola Cristo Trabalhador, que está sendo um dos destaques, entre os 120 trabalhos de escolas estaduais, apresentados na III Feira de Ciência e Tecnologia do Pará (Feicipa), que acontece até hoje, 20, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.

Este trabalho inédito é fruto da sensibilidade do povo que vive da pesca na região das ilhas no município. O projeto consiste na captação e comercialização sustentável do camarão, no rio Tauerá do Beja. Regiane mostra com orgulho o trabalho que certamente mudará o modo de vida das pessoas que tiram o sustento da pesca, como a sua família. Ao contrário do matapi comum, que captura todos os tamanhos de camarão, o “Matapí Ecológico” tem um espaçamento de 0,7cm entre as hastes, possibilitando a captura somente dos mais “graúdos”.

Após 28 dias de pesquisas e experimentos com este novo artefato, Regiane e sua equipe constataram que o novo modelo dá mais lucro, pois proporciona a captura de camarões maiores, alem de permitir que os moluscos menores permaneçam no meio ambiente atá atingirem o tamanho ideal para pesca. Regiane falou orgulhosa do projeto e de sua experiência de vida “eu vivo na região das ilhas e meu pai comercializa camarões, a partir de então eu comecei a ver a realidade e o impacto que era causado a natureza. Se todos os tamanhos de camarões são capturados como eles poderiam terminar o ciclo da vida? Este projeto é uma forma simples de preservá-los, porém muito eficiente”, exaltou.

Outro trabalho de destaque é o que vem sendo desenvolvido na Escola estadual Palmira Gabriel. Os alunos e professores levaram para a exposição o próprio laboratório multidisciplinar e mostraram aos visitantes experiências no ramo da biologia. O objetivo é durante o evento mostrar as práticas do projeto “Experimentação”, criado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em parceria com a Universidade Federal do Pará (Ufpa).

Segundo o coordenador do laboratório, Alex Corrêa, o intuito do projeto é tornar este espaço funcional nas escolas, para que os alunos possam praticar o aprendizado. “Temos muitos trabalhos de iniciação científica que incentiva o aluno a se alfabetizar, cientificamente falando. O foco central é usar a ciência como instrumento de produção deste conhecimento”, destacou.

Já a Escola Estadual Oliveira Brito, localizada no município de Capanema, veio com o tema: “Reciclagem de sólidos e arte”, apresentando um trabalho que mostra como é possível reciclar madeiras sem ter gastos e ainda obter lucros. O foco é a reutilização da madeira, que é descartada por oficinas de móveis e madeireiras, que muitas vezes são queimadas causando ainda mais danos ao meio ambiente.

Segundo a estudante Renata Cristina, do segundo ano do ensino médio, que desenvolve o trabalho artístico com os pedaços de madeira, o material coletado é levado para a oficina da escola e lá, são transformados em  gravuras de artistas famosos e esculturas. “Com este material visamos melhorar a questão educativa e sustentável, pois o custo é muito baixo, se gasta muito pouco, não precisa de capital, somente vontade e criatividade”, destacou.

Texto: Murilo Moura
Fotos: Adauto Rodrigues

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Equipe paraense vence Copa Norte-Nordeste de voleibol paraolímpico

Por: Murilo Moura


               No último final de semana aconteceu, no abacatão, em Ananindeua, a II etapa da copa Norte-Nordeste de voleibol paraolímpico. A primeira rodada aconteceu no sábado, e a segunda rodada, no domingo. Ao todo duas delegações do Nordeste e duas do Pará disputaram a primeira colocação do campeonato.

A iniciativa e proveniente de uma parceria entre o professor de Ed. Física, Renato Oliveira e o CINPED (Centro de Inclusão da Pessoa com Deficiência), no que resultou no  projeto “Ídolos sentados” que tem o apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (SEEL). Um dos principais objetivos do projeto é promover a inclusão social através do esporte. Segundo o coordenador, Renato Oliveira, o projeto já se destacou pela atuação e as equipes ganharam o titulo de primeira e única do norte do Brasil com reconhecimento nacional.

Proveniente da região nordeste estiveram presentes as delegações de Recife, Representada pela APFA(Associação Pernambucana de Futebol para Amputados), o grupo começou desenvolvendo o futebol, mas hoje em dia já atua no voleibol. A capital Alagoana, Maceió foi representada pela AADFAL(Associação Atlética dos Deficientes Físicos de Alagoas).

Já o time paraense foi representado por duas associações, a AADFEPA(Associação Atlética  dos Deficientes Físicos do Estado do Pará) e a ADFA( Associação dos Deficientes físicos do Pará).

Em abril deste ano, a primeira etapa da Copa Norte-Nordeste de voleibol paraolímpico aconteceu na capital pernambucana, sendo que a equipe paraense levou o título de campeão vencendo o time de casa por 3 a 2 Rogério Nogueira, 42 anos, joga na equipe da AADFEPA há dois anos e se sente realizado ao lembrar-se das conquistas junto a equipe, principalmente a do inicio do ano “ eu gosto de fazer parte desta equipe pois eu gosto de praticar o esporte e com isso posso representar o nosso estado lá fora. Ano passado fomos vice campeão da 2° divisão e este ao fomos campeão norte-nordeste da 1° etapa” exalta.

Antes de a partida começar, as equipes se aqueceram com bastante entusiasmo e descontração. As 10h30 o Coordenador anuncia a execução do hino nacional e logo após é dada aberta a II etapa. Conforme sorteio as primeiras equipes a jogar foram a AADFAL, de Maceió contra a ADFPA, em seguida foi a APFA, de Recife contra AADFEPA.

Renato destacou a importância deste projeto ao falar das conquistas ”é muito importante esta iniciativa, pois assim osso estado ganha destaque positivo, e é claro oportunizamos a inclusão a estes atletas que tem tudo pela frente” disse.

Durante a primeira partida, a equipe que representava o Pará, ADFPA, se mostrou com muita agilidade diante da equipe de Alagoas. Ao final da partida com um placar de 3 a 0, o Pará ocupa a 3° colocação no campeonato.

Na segunda partida já com o Pará jogando contra o time de Pernambuco, também ficou com um placar geral de3 a 0 pra equipe paraense, tornando assim o Pará em 1° lugar geral da copa. Ao final da II etapa, o Secretário adjunto de Esporte e Lazer do Estado, Otávio Carepa, entregou a premiação às equipes participantes.

E neste mesmo pique a equipe paraense já se prepara pra mais dois importantes campeonatos, um vai ser em Outubro em Mogi das Cruzes, no estado de São Paulo, que vai acontecer o campeonato da primeira divisão, que para Renato, é umas das mais importantes competições. A outra será no mês de Novembro na capital alagoana, onde acontece a terceira etapa da copa norte-nordeste de voleibol paraolímpico.

Murilo Moura - Ascom SEEL

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Pará lidera Copa Norte-Nordeste de Ciclismo

Depois da capital baiana, este ano  foi a vez de Belém do Pará sediar a 33° copa Norte-Nordeste de ciclismo. A competição aconteceu na manhã do último sábado, 14, na Avenida João Paulo II, antiga Primeiro de dezembro. O evento que contou com a participação de centenas de atletas de vários estados da região Norte e Nordeste, teve apoio do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer(SEEL) e contou com a organização da Confederação Brasileira de Ciclismo e a Federação Paraense de ciclismo.
  O dia de sábado começou cedo para os participantes da competição. As 5h foi oferecido um animado café da manha para as delegações que vieram de fora do estado e de outros municípios do Pará. Ao todo cerca de 280 atletas, de 16 estados das regiões norte e nordeste participaram da competição, entre eles: Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Maranhão, Pará, Piauí, Roraima, Rondônia, Sergipe e Tocantins.
A disputa foi dividida em duas baterias, a primeira para jovens de 16 e 17 anos; categoria junior para atletas entre de 17 e 18 anos; master  35 a 39; master para atletas entre 50 a  54 anos, master para 55 a 59 anos  e categoria  veterana, para atletas acima de 60 anos. A segunda bateria de categorias, que deu largada às 10h foi dividida  nas categorias Master para atletas entre 30 e 34 anos, 40 e 44 anos e 45 e 49 anos. Também teve a categoria Elite e feminina.
A copa Norte-Nordeste de ciclismo é um evento itinerante, que a cada ano  acontece em uma capital diferente das duas regiões em questão. O estudante  de Educação Física e comerciante, Bernilio Pereira, 29 anos, veio de Salvador  só para participar da competição “esta é a primeira vez que venho a Belém para participar do campeonato. Eu fui escolhido pela federação baiana de ciclismo, através do campeonato nordeste e hoje estou aqui”, contou.
Giovane Soares de 42 anos, atleta do ciclismo há mais de 25 anos foi campeão paraense em 2005 e no ano de 2009, junto com a delegação paraense foi vencendor da copa norte-nordeste que já participa há nove norte nordeste há nove anos. " Sempre participei dos campeonatos locais,  pois para mim é um hobby. Este evento é como a copa do mundo de futebol para nós ciclistas, pois nos preparamos o ano todo para este momento” declarou.
De acordo com Edilson Kramer, Presidente da FPC, este é o maior evento para os praticantes do ciclismo. A última vez que Belém sediou o campeonato foi em 2001. " As equipes paraenses  se superam sempre e o resultado do ano passado mostrou que este tipo de esporte no Pará vem melhorando a cada ano e ganhando destaque”disse.
Depois da largada ser dada a as equipes das federações dos estados seguirem pelo percurso em uma competição acirrada. O resultado já vinha sendo aguardado pelos técnicos, e realmente não deu outra, a equipe paraense  ficou na frente da Bahia. Com o resultado, o Pará ocupa a primeira colocação do campeonato com 11 medalhas de ouro. O atleta Daelson, comemorou com os colegas o titulo alcançado.



Texto e Fotos: Murilo Moura

Filme “Cabanos” é apresentado aos alunos da escola Temístocles de Araújo

Texto: Murilo Moura
Fotos: Rai Pontes
“A cabanagem foi o único movimento no Brasil onde o povo tomou o poder”. Esta afirmação abre o filme longa metragem “Cabanos”, produzido e dirigido pelo professor e historiador da rede estadual de ensino, Sebastião Pereira. O longa foi apresentado aos alunos da escola Estadual Temístocles de Araújo, nesta quarta-feira, 11,  e contou com a presença de cerca de 80 alunos, que inclusive, tiveram participação direta na produção.

“Cabanos” é considerado um filme inédito no Pará, por ser o primeiro longa metragem de ficção baseado num fato histórico local. A obra que é toda baseada na revolução cabana e mostra o contexto histórico, social e político dos ribeirinhos na época da revolução.
Antes do filme ser apresentado aos estudantes, o professor Darcel Andrade, do projeto Cine Escola, disse orgulhoso que “a sociedade precisa se ver. Eu parabenizo a comunidade escolar por acreditar neste projeto, pois desde pedra tivemos que carregar no set de filmagem e chegar ao final com um trabalho reconhecido, é muito gratificante”.

Mas a grande novidade na tarde “Cinema na Escola” é que o filme vai ser apresentado este ano na Feira Pan-Amazônica do livro, que acontece no Hangar, a partir do dia 31. Outra novidade, é que já existe um projeto sendo articulado para que não só este filme, mas outros filmes educativos, se tornem material didático e façam parte dos acervos das escolas.

O filme que começou a ser gravado no dia 13 de Setembro de 2009, foi orçado em R$ 10 mil,  recurso que foi adquirido por meio de rifas, bingos e coletas, que custearam a locomoção das equipes de gravação e o figurino. Ao todo 7 localidades foram utilizadas para as tomadas: Curuçá, Ilha das Onças, Mosqueiro, Icoaraci, Cidade Velha, área da UFRA e a mata da Marinha.

Tanto entusiasmo e vontade tiveram como objetivo trabalhar o tema histórico regional formador da sociedade paraense. “Eu imaginei que este filme pudesse despertar a atenção e interesse dos alunos sobre o assunto. Além de que este material pode ser usado como material didático para as próximas gerações. Seria um resgate da nossa história através da 7° arte”, disse Sebastião.

Kaleb Teixeira, aluno da escola, que participou do filme como o personagem “Chicão”, um ribeirinho que se torna bastante visado pelas atitudes revolucionárias. Ele lembra, que na rede estadual de ensino é possível destacar muitas coisas boas. “Este filme serve para rebater muitas críticas sobre a escola pública, pois aqui nós usamos a tecnologia para produzir material educativo, para nós mesmos, dentro do âmbito escolar. Estou muito orgulhoso, pois eu não esperava tal repercussão positiva”, disse.