domingo, 30 de maio de 2010

Funarte doa equipamentos musicais para escolas do Pará

Por Murilo Moura

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) recebeu nesta sexta- feira, 28, equipamentos doados para serem distribuídos às escolas que integram os projetos Escola de Portas Abertas e Mais Educação. Participaram da entrega o secretário de Educação, professor Luís Cavalcante; o secretário adjunto de Gestão, Alberto Leão; e a diretora de Educação, Diversidade, Inclusão e Cidadania da Seduc, Conceição Passos.


A iniciativa faz parte de um projeto elaborado pela Seduc, por meio da Coordenação de Ações Educacionais e Complementares (Caec), que firmou uma parceria com a Fundação Nacional das Artes (Funarte), do Rio de Janeiro. De acordo com Conceição Passos, foram recebidos na sede da Seduc, 560 violões, 200 DVD´S, e 180 jogos de cordas de violão para serem distribuídos às escolas.

A entrega dos materiais pedagógicos está prevista para acontecer em um prazo de 30 dias. A ação tem como objetivo garantir a qualidade na educação e formação de alunos de 690 escolas do Estado, entre elas, 320 que fazem parte do projeto Escola de Portas Abertas e 370 do projeto Mais Educação.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

1° FESTIVAL DE MÚSICA E POESIA

Murilo Moura

A escola Dona Helena Guilhon, localizada no conjunto Satélite, lança neste sábado, 29, o 1º Festival de Música e Poesia, um antigo sonho da comunidade estudantil que se tornou realidade, com a parceria de ex-alunos da escola. O objetivo é incentivar os novos alunos e a própria comunidade a desenvolver os seus talentos musicais. O Instituto de Ensino Superior do Pará (Iesp) é um dos parceiros da escola D. Helena Guilhon na realização do evento, pois os antigos alunos, hoje acadêmicos do Instituto, resolveram criar uma forma de levar cultura para os alunos que hoje lá estudam através deste festival. Durante a programação também haverá a apresentação de danças folclóricas organizadas pelos alunos da escola. Toda a comunidade está convidada a prestigiar, inclusive a escola esta contando com o apoio de um carro som para fazer a divulgação.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Abertura do Projeto Mais Educação

Por Murilo Moura

Pensando no desenvolvimento educacional dos alunos, a Escola em Regime de Convênio Lar de Maria lança o projeto Mais Educação, do governo Federal, que visa a melhoria de aprendizado de alunos com dificuldades. O evento de abertura acontecerá nesta Quinta feira, 27, a partir das 9h na própria escola.

O projeto tem o objetivo de somar e contribuir para a formação integral das crianças, somando as atividades escolares com aulas de reforço, entre outras atividades. De acordo com a direção, os alunos envolvidos participarão no contraturno, ou seja, as crianças que estudam de manhã deverão retornar à tarde e vice-versa.

Cerca de 160 crianças da escola estão sendo esperadas para participarem do programa. Os critérios utilizados para a seleção foram que, por algum motivo, os alunos tiveram alguma dificuldade de aprendizado e necessitam de algum tipo de reforço para garantir o aprendizado. Os principais problemas apresentados são os de Indisciplina, dificuldade de leitura e escrita.

A programação do evento contará com nove atividades, entre estas, envolvendo dança, letramento, matemática, capoeira, vôlei, futebol, tênis de mesa, educação, empreendedorismo e direitos humanos e ambiente escolar. Para estas disciplinas a escola contará com monitores voluntários dos cursos de Pedagogia, Letras e Educação Física.

Seduc repassa recursos para transporte escolar

O prefeito do município de Parauapebas, sudeste do Estado, Darci José Lermen, assinou nesta quinta-feira, 20, na sede da Secretaria de Estado de Educação, juntamente com o secretário de Estado de Educação, Luís Cavalcante, um convênio de repasse de verbas para o transporte escolar no município.

O convênio prevê o repasse de R$ 201.143.72 para o exercício de 2010, para as melhorias do transporte escolar do município de Parauapebas. O acordo garante a aquisição de novos ônibus que irão facilitar a locomoção de milhares de estudantes das comunidades do local.

O repasse das verbas será feito em quatro parcelas, com a primeira parcela já tendo sido liberada em maio e a última, no mês de novembro de 2010.

Murilo Moura